Homens e Mulheres

Pare de fumar


Parece fácil, mas sabe-se que é uma luta. Atualmente existem terapias que ajudam o paciente a superar o vício, Além da força de vontade, decisiva nessas situações. E só de pensar no que se ganha, vale a pena trocar o cigarro por uma vida mais longa e saudável.


Cuide da pele

Sol tem hora, antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde. Filtro solar é que não tem hora. Se você se expõe ao sol não apenas quando vai à praia ou piscina, mas nas suas atividades diárias, use  regularmente no mínimo um fator 15. E se perceber pelo corpo pintas que mudam de cor, manchas de coçam, descascam ou sangram e feridas que levam mais de um mês para cicatrizar, vá ao dermatologista ou oncologista cutâneo. Pode ser câncer de pele. A boa notícia é que 95% desses casos têm cura  se diagnósticados logo no começo.


Àlcool, moderação é a palavra-chave


Socialmente aceitável, o àlcool em excesso altera o bom funcionamento do organismo. Causa dependência e ainda está associado a diversos tipos de câncer. Dependendo do caso,  beber menos ou evitar o consumo são as únicas soluções. Em  situações mais graves, o paciente precisará de apoio profissional e compreensão da família e dos amigos. Visitar o dentista é uma boa pedida. Ele pode identificar tumores na boca, uma das manifestações do câncer relacionada ao consumo de àlcool.


Fique atento ao urinar

Uma dieta equilibrada aliada ao diagnóstico precoce são as melhores saídas no combate ao câncer de próstata. Hoje existe o teste de PSA, que com uma simples coleta de sangue identifica alterações. Porém o exame de toque retal ainda é indispensável. A atenção deve ser redobrada quando ocorrer uma das principais manifestações da doença, aquela que obriga a pessoa, principalmente à noite, levantar-se várias vezes para urinar. Se isso acontecer está mais do que na hora de procurar um médico.


Auto-exame da mama

Realizado entre 7 a 10 dias após o ínicio da menstruação, o auto-exame permite à mulher conhecer a própria mama e até identificar nódulos a partir de 1 cm de diâmetro . A mamografia anual é indispensável a mulheres acima dos 40 anos e para aqueles que apresentam histórico familiar de câncer de mama. Às vezes é necessária a realização do ultrassom de mamas, que vai dizer se aquele nódulo é um cisto ou se é sólido, isto é, sehá risco de ser um câncer. Até 99% dos cânceres de mama são curáveis, desde que as mulheres prestem atenção nos sinais emitidos pelo seu corpo. Portanto, a visita periódica ao ginecologista ou mastologista e a realização de exames são aliados indispensáveis para a sua saúde.


Visite o ginecologista

O câncer de colo de útero pode levar até 10 anos para se manisfestar. Seu agente, o HPV, é transmitido por contato direto com a pele ou membranas mucosas infectadas de um parceiro a outro, existindo verrugas visíveis ou não. Uma boa solução é a visita regular ao ginecologista. Exames anuais como o Papanicolau detectam precocemente o HPV, facilitando o tratamento do vírus, que pode se transformar em câncer.
Hoje já temos à disposição a vacina contra o HPV. O Hospital A.C. Camargo se orgulha em ter participado de seu desenvolvimento.


Colo de Útero


O HPV atinge 1 em cada 4 mulheres brasileiras sexualmente ativas. Transmitindo por contato sexual, o papilomavírus humano, HPV, causa lesões locais.  Algumas variedades produzem o condiloma, uma doença em que as células proliferam e se organizam como pequenas couves-flores, atingindo homens e mulheres. No homen, o problemaé visível. No entanto, as mulheres só conseguem detectar o HPV visitando o ginecologista. O tratamento antecipado elimina as probabilidades do desenvolvimento do câncer de colo de útero.